PROPRIEDADES COSMÉTICAS DO MULATEIRO:
Protege dos raios solares, suaviza rugas de expressão e clareia manchas de pele por conter fenóis com forte potencial anti-oxidante, impedindo o envelhecimento da célula.
MULATEIRO: Conhecido como "árvore da juventude"
O Mulateiro da Várzea é mais uma planta, cheia de propriedades cosméticas e científicas, que a Amazônia guarda em seu coração, muito famosa entre a população local.
Seu nome científico é o Calycophyllum spruceanum, mas a árvore também é conhecida como Pau-mulato, Mulateiro, Esgorrega-macaco e Pau-marfim.
Com altura de 20 a 35 metros, é também conhecida tradicionalmente na região como a árvore da juventude.
Mas por que esse nome? O Mulateiro da Várzea possui como principais propriedades o combate a manchas, rugas e envelhecimento facial.
Pesquisas científicas apontam que a planta contém fenóis com alta capacidade antioxidante que detém a ação dos chamados radicais livres e impede o envelhecimento das células.
Entre as populações ribeirinhas, o Mulateiro também é usado para combater uma doença de pele causada por um aracnídeo e para embelezar a pele e os cabelos.
Já o chá de Mulateiro da Várzea traz benefícios como vigor físico e bem-estar, pois renova a circulação sanguínea com melhor oxigenação, produzindo mais vibrações no campo emocional.
Além do auxílio na regeneração celular, atenuando os efeitos das rugas e marcas de expressão e retirando as substâncias poluentes que aderem à pele no dia-a-dia, a árvore é pesquisada por sua capacidade medicinal: uma substância isolada na planta, uma forma de ácido acetilênico, mostrou ser um antibiótico ao ser testado contra bactérias e fungos.
Assim, a árvore apresenta propriedades cicatrizantes, antimicótico, antibacteriana, antioxidante, antiparasítica, repelente, inseticida, sendo muito empregada em cosméticos.